“O Céu é meu teto, a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religião"

Seguidores do Povo Cigano

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Curiosidades Sobre As Roupas Ciganas




Suas roupas representam um dos aspectos mais importantes de sua cultura, pois além do significado próprio das vestes dentro dos costumes ciganos, traduzem também uma obediência às tradições do passado e uma das formas de mantê-las vivas ao longo do tempo.

Andar sem calçados também faz parte do misticismo cigano, pois acreditam que esta é uma maneira de descarregar a energia negativa na terra, ao mesmo tempo
propiciando a entrada de energia positiva que vem do céu, do Sol, da Lua e das estrelas.

**********

As mulheres usam saias longas, geralmente até os tornozelos, numa demonstração de recato e ao mesmo tempo sedução.

O preto é usado como uma cor complementar ou de fundo, e raramente veremos um cigano vestido totalmente de preto, que é uma cor usada nos funerais, embora
eles não tenham por hábito vestir luto. O preto é reservado para os rituais de magia junto com o branco e o vermelho.

**********

As jóias são usadas por ambos os sexos.

Cordões de ouro, colares, pulseiras, anéis fazem parte da indumentária cigana como sinal de poderio econômico e elementos de proteção.

As blusas não possuem decotes ousados, as saias são rodadas e fartas, usando as ciganas mais ricas várias saias sobrepostas.

O colorido é o forte atrativo de suas roupas.

Muitas gostam de xales, fitas, rendas, possuindo um significado simbólico dentro de cada família cigana.

As mulheres ciganas são muito vaidosas e faceiras, usando a discrição das roupas para fascinarem.

As mulheres casadas usam o diklo, lenço de seda no cabelo, as solteiras não.

O lenço não precisa cobrir todo o cabelo, mas apanhar um tanto do cabelo.

Se uma mulher casada retira o lenço em público ou deixa de usá-lo isto é encarado como de mau agouro, desrespeito ao marido ou chamamento de viuvez.

Fonte: http://lunacigana.blogspot.com.br/

2 comentários:

  1. Boa Noite para todos! Venho através deste veículo, solicitar se possível, informação se alguém conhece algum médium que trabalha com a Cigana Rainha das 7 Encruzilhadas, eu imploro à DEUS e a Ela e a todo povo que tem fé nos Ciganos que me ajudem a localizá-la, informo que minha mãe(já falecida), prestou caridade com esse grande espírito por mais de 72 anos, e Ela me disse antes da partida da minha mãe que eu a encontraria, sei também que Ela trabalhava com mais dois médiuns, um em Brasília e o outro em São Gonçalo no bairro chamado de Barro Vermelho. Amigos, eu peço pelo amor de DEUS que me ajudem a encontrá-la, pois estou doente e não possuo recursos para tentar achá-la, porém confio na promessa que ela me fez a anos atrás. Aguardo com fé e esperança que eu possa ter notícias e desejo à todos uma excelente semana, fiquem na paz!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...