Bem uma coisa que é necessário ser dito logo de cara, é que Mediunidade não nos faz superiores, em nenhum aspecto. Muito pelo contrario, é preciso dizer que o discernimento é a arma mais necessária nesta estrada, pois virão a nós medidores, pessoas de boa Fé e todo o tipo de pessoa.
Pode parecer um contra-senso alguém dizer a uma
pessoa que ela precisa verificar se a tsara que ela freqüenta ou quer fazer
parte é digna de credibilidade. Mas, não é. A experiência demonstra que existem
muitos problemas, que os freqüentadores precisam identificar com precisão para
não serem prejudicados por eles. O Mundo Espiritual dos ciganos é um organismo
que apresenta inúmeros desvios de sua verdade, que é um mundo puro e simples.
Outro dia um amigo me confidenciou que estava muito
preocupado com a profusão de sorrisos e calor humano no interior das tsaras. E
que se nosso povo é otimista, trazendo nova luz para a vida, por que é que há
tanta gente, que crê que ser carrancudo, é sinônimo de seriedade dentro do
trabalho em si.
De fato, o caminho que deve vir através de seus
dirigentes e trabalhadores, à guisa de manter a seriedade, sem comprometer o
seu bom humor, a simpatia, o calor humano, como se o mundo das dificuldades que
os ciganos passaram se resumisse às suas carrancas, ao sofrimento e ao
pessimismo.
Não podemos esquecer que normalmente quem procura o
mundo espiritual está com dificuldades, está desanimado, está sofrendo. Se
mantemos uma postura sisuda, com humor fechado, e sem a luz de um sorriso,
devemos saber que temos a chance de estarmos contribuindo para influenciar
negativamente aqueles que nos procuram, piorando a sua situação.
Que jamais faltem sorrisos, pois nada mais animador
do que ser recebido com um sorriso e com calor humano. Pois nós não somos
máquinas. Somos seres humanos, seres espirituais, tendo o compromisso de
transformar o mundo para melhor. Para que sombras em nosso rosto? Não podemos
esquecer que o abismo atrai o abismo e que sorrir sempre é a garantia de
espalhar a paz e a alegria a contagiar aqueles que estão ao nosso redor, onde
quer que seja.
E a casa espírita detém um papel de fundamental
importância como irradiadora da luz, sendo nossa postura a lâmpada a propagar
essa boa energia. Se fechamos o nosso rosto, estaremos impedindo o fluxo dessa
luz. Pois "cara" fechada não é sinal de evolução.
Existem três perspectivas sob as quais se pode
falar em Educação Espiritual. E certo que elas acabam se unificando num só
conceito. Um aspecto deriva do outro e formam uma visão única. Espiritualidade
como Educação. A essência é a Educação. Ter educação mediúnica, aprender.
Melhor compreende o mundo invisível quem o compreende pedagogicamente, como
diria Kardec.
No relacionamento com pessoas da assistência, o
educador/trabalhador saberá exercer sua tarefa, sem impor suas convicções.
Irradiar otimismo, disposição, energia e serenidade todas aquelas virtudes que
vimos deve ser uma conseqüência natural da sua compreensão de mundo.
Manifesta-se aí o compromisso de agir, tanto no
sentido moral quanto intelectual e mesmo estético, sempre avaliando a vaidade
mediúnica, que pode atingir tanto nos aparatos quanto no trato pessoal. E
preciso abolir o conceito ultrapassado de que a boa vontade supre todas as
deficiências. O círculo se fecha. É imprescindível criarmos um ciclo educativo
completo, pelo qual possamos educar pessoas pelo menos humanistas, que se
ponham na sociedade e espíritas mais conscientes, e mais integrada e
fundamentada.
No Brasil, houve um processo e há, talvez
historicamente necessário, de conquista do povo cigano espiritual. Centros e
Tsaras diversas atendem diariamente a milhares de pessoas em todo o país. Com
isso, esta cultura penetrou em todas as camadas da sociedade e multiplicou
adeptos e simpatizantes. Pois a cultura espiritual dos ciganos sempre como em
outras linhagens também, se depara com freqüência de pessoas traumatizadas por
perdas dolorosas ou portadoras de complexos problemas obsessivos, ou alegóricos
a respeito da cultura espiritual, é necessário saber a hora e como descortinar
estas impressões que ficam tão arraigadas em cada ser.
A proposta da vida espiritual, é um retorno as
raízes ciganas da alma, é a libertação das consciências e a formação de
trabalhadores cientes do papel que desempenham, pois são parceiros dos ciganos
astrais.
Essa divina parceria trás libertação de tabus,
preconceitos e atitudes castradoras, que impedem o crescimento. Há que se
esclarecer o papel da casa, para nós e para o trabalhador, a fim de que não nos
percamos em meio aos pontos de vista de certos indivíduos, que, mesmo cheios de
boa vontade, estejam desconectados com a proposta do Astral. Não basta
conservar a cabeça cheia de sonhos e de idéias maravilhosas, enquanto as mãos
permanecem vazias de realizações.
A "Incorporação" se dá através da
utilização do médium pela entidade. De certa forma poderíamos comparar à uma
espécie de "osmose' entre entidade e médium. Ou como dizem alguns, as
entidades irradiam energias sobre determinados chackras de forma a controlar em
maior ou menor grau de consciência, tomando assim do sistema fônico, mental e
da parte motora do médium, e se faz uso para seu trabalho. Sabe-se que as entidades
desencarnadas precisam de algo que somente o ser encarnado possui, o
ectoplasma.
O Astral Superior, com certeza sabe aquilo que é
melhor para cada um. Esta atitude de convencimento pelos espíritos ciganos, o
que forçará os mediuns a participar com algo mais que seu corpo, seu tempo e
sua boa vontade Terão que participar com a mente, o espírito e a
responsabilidade. Terão que estudar e evoluir, sem direito às desculpas
referentes à ignorância do que ocorre, seja espiritual, seja
cultural/intelectual. È uma maneira de forçar o ser a evoluir. Nós evoluímos,
as nossas entidades também, nada é estático, por isso devemos perceber que
muitas mudanças já ocorreram.
É, as vezes atos e atitudes que a gente não pensa
no momento, mas que nos toma de coração e entrega, resulta e nos conduz para e
pelos caminhos da espiritualidade e sem perceber, tudo toma proporção que antes
nem imaginávamos. Nesta viagem próspera e cheia de alegrias, colhemos surpresas
agradáveis e desagradáveis pelo caminho do aprendizado, alguma pequena
tristeza, um pouco de ingratidão, bem, tudo o que faz parte desta caminhada de
evolução humana e espiritual.
Porém sabia também que muitos trariam seu
“Compromisso” astral, assumido diante das palavras sagradas, com Amor Intenso,
Visceral e para a Vida Toda. Outros não, talvez não estivessem prontos para a
grandeza do presente, e da oportunidade que é ser médium, pois são pessoas que
podem libertar conceitos, trazer luz, e fazer um trabalho lindo, a partir da
conduta despida de medo, auxiliando, trazendo luz e mesmo os que não fazem bom
uso do que foi ofertado.
A caminhada espiritual nos proporciona um
aprendizado valioso a respeito do ser humano. Aprendemos sobre o Amor, a
Fidelidade, a Lealdade, a Amizade, sobre os Espíritos, sobre a Inveja, a
Cobiça, o querer se Sobrepor, as Fantasias Humanas (no bem e no mal), a
Carência, a Ingratidão, a Loucura, sobre a Traição, a Influência Nefasta, sobre
a Mentira, as Incertezas, a Bajulação, sobre a Ambição Mediúnica e tantos
outros sentimentos. Que fazem parte, e trás a verdadeira prática da fé, que
caminha ao lado do entendimento e da valorização integral da vida. É o viver
para si e para o outro que compreende a complexidade da existência e da
necessidade intensa de relacionamento com o próximo como parte do processo
natural da vida. O exercício sempre conflitou de forma bastante intensa no
relacionamento entre as pessoas. Testemunhar a religiosidade muitas vezes
esteve ligado à demonstração da vida espiritualizada por meio da honra ao
compromisso, já que não podemos medir, ou avisar a todos os que nos procuram,
que não estaremos no lugar onde foi combinado o serviço ao próximo como uma
forma de compromisso com Deus e com o mundo. Por muitos e muitos anos, o
compromisso com a plenitude da vida em seus muitos aspectos ainda não é
reconhecido por todos como deve ser a verdadeira expressão da religiosidade, na
medida em que nos intimidamos com a primeira adversidade.
A prática da religião como compromisso ético e
social, pode ser caracterizado pelo respeito e amor ao próximo, independente de
suas diferenças; pelo cuidado e o zelo pela Terra, preservando; agindo de forma
protagonista e transformadora nas Casas Religiosas, sendo anunciadores de boas
novas e combatendo todas as formas arbitrárias que oprimam, diminuam ou excluam
as pessoas; justamente porque o Povo Cigano, é Raça Excluída, buscada apenas na
superficialidade por aqueles que não conseguem ver além do papel religioso
(dito religioso e sem compromisso), é aquele que não pode compreender que
somente sendo um verdadeiro Cigano é que virá a ser inconformado com esse
século, mas transformador pela renovação de nossas mentes e ações, estando
presente, mesmo quando não é um tempo propício.
Ser operário da espiritualidade é tarefa,
recompensadora, mas também arriscada. Ser, é ser alvo de críticas,
perseguições, descontentamentos, e etc. Além desses problemas, existem
armadilhas que podem comprometer o desempenho e até mesmo afastá-lo para sempre
da jornada.
Fonte: http://ramonatorres.blogspot.com.br/
Eu não tinha cocnhecimento algum c/ Povo Cigano,depois que passei a conhecer em um Centro de
ResponderExcluirUmbanda ao qual eu frequento,amo povo CIGANO,é uma atração inexplicável,o Cigano que que rege
a Corrente Cigana,nossa eu sinto uma afinidade impressionante.Sinto uma Cigana bem próxima,em
um ponto cantado na minha intuição,e pelo decorreder da minha vida a Cigana Sulamita,vcs. podem me falar um pouco sobre ela,nem mesmo na gira Cigana ainda não a identifiquei,agradeço.
gostaria de conhecer um centro com povo cigano...sou aqui de sal ba
Excluiré admirável como o espaço consegue enviar suas msgs no momento adequado ,é muito bom obter a confirmação q faço parte d tudo isso
ResponderExcluirBoa noite gostaria de saber se vc escolhe ter um ou uma cigana ou vc nasce com essa missão,pois sou completamente apaixonada pelo povo cigano meu maior e único sonho é poder ter uma cigana cuidar dela e ser cuidada por ela mas parece q quanto mais se quer menos se tem,pois estou a 2 anos desenvolvendo na umbanda e a minha cigana não chega isso me entristece muito chego sonhar acordada com ela de tanto amor. por favor me explique porq.
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